PLÁSTICA DO NARIZ - RINOPLASTIA
Por ser situado no centro da face, o nariz é fundamental para a harmonia e beleza facial. Qualquer alteração da sua forma ou tamanho implica em grande mudança na estética da face.
Por ter estrutura complexa, o nariz apresenta uma grande variação entre raças e indivíduos. A cirurgia é voltada para a correção das desproporções do nariz, tornando-o mais harmonioso com o restante da face e assim aprimorando a estética facial.
A rinoplastia pode ser associada com cirurgias que visam a correção da função respiratória (ex: septoplastia, turbinectomia) em pacientes que respiram com dificuldade.
Como cada paciente tem uma genética própria, não é possível escolher um nariz que se pretende ter (por exemplo, igual de alguém), mas sim corrigir e aperfeiçoar o próprio nariz, ficando com o nariz que se é possível ter.
A cirurgia
A anestesia utilizada é quase sempre geral, pois este tipo de anestesia protege as vias aéreas contra a aspiração de sangue para os pulmões de forma mais eficiente.
A cirurgia pode ser realizada de forma “aberta” ou “fechada”, conforme a preferência do cirurgião e das características do nariz a ser operado. Na técnica aberta, as incisões são feitas por dentro das narinas conectadas por uma pequena incisão externa. Na fechada, as incisões são feitas dentro das narinas.
Independente da técnica utilizada, o procedimento tem como princípio básico separar a pele no nariz das estruturas ósseas e cartilaginosas subjacentes, esculpir as cartilagens e ossos de forma conservadora e simétrica, melhorar a parte respiratória e fortalecer o esqueleto nasal.
Indicação:
Para as principais alterações estéticas do nariz como gibas nasais (áreas de cartilagem ou osso acumulados que se formam ao longo do dorso), alterações da ponta nasal, asas nasais redundantes, narizes tortos ou desvios de septo nasal.
Orientações:
Fazer os exames pré-operatórios completos e evitar ingerir medicamentos antes da cirurgia. O pós-operatório não é muito doloroso, podendo ser acompanhado de analgésicos. Pode haver edemas ou inchaços no nariz e nas pálpebras, mas esses diminuirão gradativamente. Se houve envolvimento do septo, pode ser necessário colocar um tampão nasal durante 24 a 48 horas. O paciente usará um curativo nasal durante umanou duas semanas para proteção. A cicatrização é um processo lento e gradual. É provável que o resultado final de uma rinoplastia seja visível só ao fim de três a doze meses.